top of page

REGULAMENTo

 

2º Etapa - 1º GP FBRoad 2024 – 17 de Março de 2024

1. A PROVA


O 1° GP FBRoad 2024, tem como realizador e organizador a FBR Esportes, serão 7 ETAPAS ao longo do ano de 2024.
a) 1ª Etapa - GP FBRoad 2024 se realizará, em condição climática que não ofereça risco à integridade física dos participantes, no dia 17 de março de 2024, no Circuito Panamericano by Pirelli, na cidade de Elias Fausto - SP.
b) A organização do evento poderá determinar a suspensão da corrida, iniciada ou não, por questões de segurança pública, vandalismo, condições climáticas que ofereçam risco à integridade física dos participantes e/ou motivos de força maior, primando pela segurança de todos os participantes.
c) Sendo suspensa a prova, por qualquer um destes motivos, esta será considerada realizada e não haverá designação de nova prova, sem devolução do valor de inscrição.

2. DA PARTICIPAÇÃO


a) A idade mínima de participação no 2ª Etapa - 1° GP FBRoad 2024 é de 16 anos completos até o dia da largada da prova.
b) É de responsabilidade dos participantes, lerem cuidadosamente este regulamento, comparecer e esclarecer quaisquer dúvidas no site do evento ou com a FBR Esportes. O não cumprimento das regras contidas neste regulamento acarretará em sanções de advertência, e/ ou desclassificação.
c) O valor pago pela inscrição não será devolvido, caso o(a) atleta comunique a desistência após sete dias da data da compra, previsto no art. 49 do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90 – Capítulo VI - Da Proteção Contratual – Seção I - Disposições Gerais - Art. 49).
d) Não efetuamos transferência de inscrição para eventos futuros.
e) A data limite para solicitar uma transferência de inscrição para outro atleta, termina no mesmo dia do encerramento das inscrições, ou seja, até as 23h59 do dia 12 de março de 2024.
f) Para solicitar o cancelamento com o reembolso parcial de 50% do valor de inscrição por motivos de saúde, é necessário enviar um e-mail à organização até o dia de encerramento das inscrições anexando o atestado médico (fbresportes@gmail.com).
g) A inscrição é pessoal e intransferível. Qualquer pessoa que libere, ceda ou venda sua participação para outra pessoa sem consentimento da organização será responsável em caso de acidente ocorrido ou provocado por essa pessoa durante o evento e ambos, além da desclassificação na prova, poderão ser banidos de participar de qualquer outra edição do evento.
h) No momento da retirada de kit, dias e horários a serem informados pela organização na semana que antecede o evento, o participante deverá estar presente e de posse do documento de identificação original.

3. DO TEMPO E CONTROLE OFICIAL DA PROVA


a) A prova consiste em 2 (duas) horas ininterruptas, onde serão declarados os vencedores em cada categoria, aqueles que registrarem o maior número de voltas no sentido anti-horário da pista.
b) No caso de empate no número de voltas, o critério para desempate será o tempo total da equipe, no momento em que a última volta for finalizada, por exemplo: Se o participante “A” finalizou 30 voltas em 2 horas e 01 minutos e o participante “B” finalizou 30 voltas em 2 horas e 02 minutos, o participante “A” será o vencedor.
c) A competição será encerrada 2 (duas) horas após a largada.
d) O sinal de encerramento será dado na passagem do líder da prova.
e) O tempo de corte para validar a última volta, definida pela passagem do líder, será de 5 minutos.
f) O sistema de registro de voltas será feito por chips de cronometragem embutidos no adesivo de capacete e placa de canote.

4. LARGADA


a) O horário de largada será às 08h00 do sábado, dia 17 de março de 2024.
b) A largada da prova será para todas as categorias no mesmo local e horário.
c) O participante deverá estar no local de largada pelo menos 2 (duas) horas antes do horário previsto para sua largada.

5. ATLETAS


a) Se o(a) atleta sair do percurso oficial da prova, por qualquer motivo, deverá voltar ao local exato onde deixou o percurso e então retomar seu curso na competição.
b) O(a) atleta deverá utilizar um capacete próprio e aprovado pela organização do evento, rígido e afivelado, durante todo o percurso.
c) O(a) atleta deverá ter seu número de competição no capacete visível o tempo todo.
d) O vestuário utilizado deverá ser apropriado para a prática do ciclismo, porém à organização reserva-se o direito de vetar qualquer tipo de roupa e/ou acessórios que julgue inadequado, ou que apresente menções inadequadas, desenho ou palavras inadequadas. O atleta não poderá sob nenhuma hipótese competir com o dorso descoberto ou nu.
e) O(a) atleta pode progredir na prova com o pneu furado ou com qualquer outro tipo de avaria, desde que a direção da prova não julgue perigoso para o próprio participante ou para qualquer outra pessoa no percurso. Nesse caso, o participante deverá desmontar e prosseguir carregando ou empurrando sua bicicleta até que ela seja reparada ou substituída.
f) O(a) atleta poderá prosseguir a pé até os boxes para reparos, desde que sua bicicleta esteja presente (carregada, arrastada ou empurrada). Um participante separado de sua bicicleta estará proibido de prosseguir pelo percurso da prova.
g) Um atleta não pode interferir e/ou impedir a progressão de outro atleta.
h) Para total autenticidade no resultado final da prova e credibilidade dos resultados no evento, não haverá restrição quanto ao uso de vácuo na prova.
i) O abastecimento do(a) atleta (água, isotônicos e alimentos) devem ser realizados somente nos locais definidos pela organização (pista).
j) Garrafas e squeezes devem ser descartadas em locais designados pela organização. O(a) atleta que não seguir esta regulamentação e fizer o descarte em outros locais da pista será desclassificado(a).


6. CATEGORIAS (femininas, masculinas e duplas)


a) ELITE: 18 anos +
b) SUB 30: 16 à 29 anos
c) SUB 35: 30 à 34 anos
d) SUB 40: 35 à 39 anos
e) SUB 45: 40 à 44 anos
f) SUB 50: 45 à 49 anos
g) SUB 55: 50 à 54 anos
h) SUB 60: 55 à 59 anos
i) SUB 65: 60 à 64 anos
j) OVER 65: 65 anos +
k) DUPLA FEMININA: 16 anos + (caracterizado por duas mulheres)
l) DUPLA MISTA: 16 anos + (caracterizado por um homem e uma mulher)
m) DUPLA MASCULINA: 16 anos + (caracterizado por dois homens)
n) PCD (Pessoa Com Deficiência): 18 anos + (aprovação mediante à laudo médico. Enviar para o e-mail fbresportes@gmail.com).

*** OBSERVAÇÃO SOBRE AS DUPLAS: Pedalarem juntos(as) o tempo todo e estarem com uniformes IDÊNTICOS, cabendo desclassificação caso os uniformes não sejam idênticos.
*** É liberado uma pequena ajuda APENAS para os(as) atletas das DUPLAS, como por exemplo ajudar com a mão nas costas num trecho aclive.
*** As DUPLAS têm direito à 1 (uma) substituição caso um(a) dos participantes não consiga estar presente em alguma das ETAPAS.



SOBRE AS BICICLETAS


a) As bicicletas serão movidas exclusivamente pela força humana em conformidade com os regulamentos da União Ciclística Internacional e Confederação Brasileira de Ciclismo.
b) São autorizadas a participar bicicletas de estrada (Road) sem clip de guidão, bicicletas Mountain Bike, Gravel, híbridas e urbanas sem “bar end”. Serão desclassificados os atletas que utilizarem outros modelos.
c) Não são autorizadas: bicicletas de Triathlon, contra-relógio (TT), bicicletas reclinadas, bicicletas flexíveis, monociclos, rodas inteligentes e rodas lenticulares.
d) A organização se reserva ao direito de vetar qualquer equipamento ou acessório que julgue inadequado para a utilização no evento.
e) Todo equipamento da prova poderá ser checado pela organização momentos antes da largada.

7. Pontuação

Colocação Pontuação


1º 20
2º 17
3º 15
4º 13
5º 11
6º 10
7º 9
8º 8
9º 7
10º 6
11º 5
12º 4
13º 3
14º 2
15º 1

*** O atleta que mudar de categoria durante o campeonato perderá todos os pontos automaticamente.

8. DA PREMIAÇÃO


a) Troféus do 1º ao 5º colocados(as), masculino, feminino, PCDs e duplas.
b) A cerimônia de premiação será realizada no próprio local da prova, após seu término. O processamento dos dados leva algum tempo, portanto o início da cerimônia de premiação se dará trinta minutos após o término da prova.


DISPOSIÇÕES GERAIS


a) Serão aceitos recursos até 30 minutos após a divulgação dos resultados oficiais da prova. Deve ser por escrito e entregue à direção da prova sem pagamento de taxa alguma.
b) A organização da prova não se responsabilizará por qualquer dano ou prejuízo que os participantes venham a sofrer, inclusive os de natureza material e física.
c) Ao participar deste evento, cada participante está incondicionalmente aceitando e concordando em ter sua imagem divulgada através de fotos, filmes, rádio, jornais, revistas, internet e televisão, ou qualquer outro meio de comunicação, para usos informativos, promocionais ou publicitários relativos à prova, sem acarretar nenhum ônus aos organizadores, patrocinadores ou meios de comunicação.
d) A filmagem, transmissão pela televisão, fotografias ou vídeo tape relativos à prova/competição têm os direitos reservados aos organizadores.
e) Ao participar do GP FBRoad 2024, o(a) participante assume a responsabilidade por seus dados fornecidos e aceita totalmente o Regulamento da Prova, participando por livre e espontânea vontade, sendo conhecedor de seu estado de saúde e de sua aptidão física para participar da corrida.
f) Haverá serviço de ambulância e segurança por todo o percurso da prova que será garantida pelos órgãos competentes.
g) A Organização não tem responsabilidade sobre o atendimento médico dos participantes, despesas médicas em casos de internação ou lesões geradas pela prática da corrida. Porém, será disponibilizado um serviço de ambulância UTI para atendimento emergencial aos participantes e para a remoção destes aos hospitais da rede pública de saúde.
h) O(a) atleta ou seu(sua) acompanhante poderá decidir pela remoção ou transferência para hospitais da rede privada de saúde, eximindo a Organização de qualquer responsabilidade ou reembolso pelas despesas decorrentes deste atendimento médico.
i) As dúvidas ou informações técnicas deverão ser enviadas por e-mail: fbresportes@gmail.com, para que seja registrada e respondida a contento.
j) Considerando-se a regulamentação da modalidade e os aspectos técnicos e de segurança no percurso da prova, este regulamento poderá sofrer alterações sem aviso prévio até o momento do início da entrega dos kits.


TERMO DE RESPONSABILIDADE


Eu, no perfeito uso de minhas faculdades, DECLARO para os devidos fins de direito que:

1. Estou ciente de que se trata de uma competição de ciclismo, esporte de risco e de grade esforço físico;

2. Sou responsável pelo meu estado físico, mental, equipamento pessoal e por equipe, utilizados durante esta prova e estou ciente que não existe nenhuma recomendação médica que me impeça de praticar atividades físicas;

3. Li, conheço e aceito e me submeto integralmente a todos os termos do regulamento do evento, disponível no endereço eletrônico no domínio http://www.corridapronta.com.br e ou www.fbresportes.com, declinando, expressamente, que todas as normas e regras constantes são pautadas pelo equilíbrio e bom senso, e não posso, assim, alegar futuramente não concordar com as mesmas;

4. Estou ciente das penalidades e possível desclassificação que posso sofrer caso descumpra o regulamento ou cometa qualquer falta grave. Excluo meu direito de reclamação sobre tais aspectos da prova em qualquer órgão civil ou militar e/ou Tribunal;

5. Autorizo o uso de minha imagem, assim como familiares e amigos, para fins de divulgação do evento, por fotos, vídeos e entrevistas em qualquer responsabilidade legal de tudo o que vier a ocorrer comigo por consequência da minha participação nesta PROVA;

6. Compreendi e estou de acordo com todos os itens deste TERMO DE RESPONSABILIDADE, isentando assim quem quer que seja, de toda e qualquer responsabilidade legal de tudo o que vier a ocorrer comigo por consequência da minha participação nesta PROVA;

7. Declaro ter ciência que menores de 18 anos só participarão da prova com autorização expressa de seu responsável legal que responderá pelos atos, sejam eles intencionais ou por desconhecimento e ainda solidário às atitudes isoladas dos demais integrantes e às decisões tomadas em regime de maioria pela equipe, assumindo total responsabilidade caso infrinjam legislações de âmbito municipal, estadual ou federal;

8. Assumo, por minha livre e espontânea vontade, todos os riscos envolvidos e suas consequências pela participação nesta PROVA (que incluem possibilidade de invalidez e morte),isentando os organizadores, colaboradores e patrocinadores DE TODA E QUALQUER RESPONSABILIDADE por quaisquer danos materiais, morais ou físicos, que porventura venha a sofrer, advindos da participação nesta PROVA/EVENTO.

bottom of page